PONTAL DO PARANÁ

O município de Pontal do Paraná é fruto do desmembramento do Município de Paranaguá. Foi criado pela Lei n.º 11.252 de 20 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997. Situa-se no litoral do Paraná a uma distância de aproximadamente 100 km de Curitiba, tendo como atividades econômicas principais o turismo, comércio, pesca e artesanato.

Sua história política começa a ser escrita por volta de 1983, através de tentativas de emancipação que, apesar de não conseguirem seu objetivo, despertaram na população o desejo de criação de um novo Município. Em 1995, em movimento encabeçado pelo então Deputado Estadual Algaci Túlio, houve a aprovação popular através de plebiscito, resultando na Lei que veio emancipar o Município.

Através da primeira eleição municipal, em 1997, foram eleitos o primeiro Prefeito do Município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e seu vice, José Antônio da Silva. Foram desenvolvidos diversos trabalhos, merecendo destaque ao trabalho do legislativo com a criação da Lei Orgânica do Município, em dezembro de 1997 que é a nova constituição que rege o novo Município.

Em 1 de Outubro de 2000, o então vice-prefeito, o Sr. José Antônio da Silva, foi eleito prefeito de Pontal do Paraná, tomando posse ao seu mandato em 1 de Janeiro de 2001. Já nas eleições de Outubro de 2004, foi eleito prefeito, o Sr. Rudisney Gimenes, tendo como vice o Sr. Izair Marcelino da Veiga, popularmente conhecido como Lico tomando posse em 1 de Janeiro de 2005.

Economia

Pontal do Paraná não possui indústrias. A economia está baseada nas atividades relacionadas ao turismo, que emprega a maioria da população fixa e atrai pessoas de todos os cantos do país, durante a temporada de verão, período que compreende os meses de dezembro a março.

A outra época, identificada como baixa temporada, a economia caracteriza-se pela pesca e eventos como: Festa da Tainha, Festa do Camarão, Camacho (festa do camarão e do chope) etc.

Geografia

O município de Pontal do Paraná enquadra-se na planície costeira de Praia de Leste, caracterizando-se por um relevo bastante suave e de baixa altitude, que recebe a designação genérica de restinga.

Pluviosidade - o período mais chuvoso é o verão, sendo o mês de fevereiro o que apresenta maior precipitação (350mm) e o período mais seco, o inverno a precipitação é de 100mm, sendo a precipitação média anual do Município de Pontal do Paraná está em torno de 2 000 mm.

Limites

O município faz divisas ao Sul com o município de Matinhos, a Oeste com o Município de Paranaguá e a leste e norte é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo a norte pela baía de Paranaguá.

Pontos de destaque

O estado do Paraná possui 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas. Além disso, pode contar com quase 100% dessas praias com total qualidade de balneabilidade


A equipe da Rede Cedes Paraná visitou a cidade de Pontal do Paraná em 2005.

Veja as fotos dos locais visitados


 

Rede Cedes Paraná - UFPR
Fone: (41) 3360-4325 - Fax: (41) 3360-4335   e-mail: redecedes@ufpr.br
Rua Coração de Maria, 92 - BR 116 km 95 - 80215-370 - Jardim Botânico - Curitiba/PR