Ir para o topo | Observatório das políticas públicas para o Esporte e Lazer no Estado do Paraná.

Visa investigar qual a forma de gestão das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer dos municípios acima destacados. O principal instrumento de coleta de dados desta ação é uma entrevista estruturada com questões abertas e fechadas, realizada junto aos Secretários Municipais ou responsáveis pelos Departamentos de Esporte e Lazer das cidades. As entrevistas são compostas de três partes: A primeira investiga a Estrutura Administrativa das secretarias e/ou departamentos, focalizando suas divisões internas, a relação dos profissionais e as divisões descentralizadas. A segunda refere-se à gestão pública, direcionando as questões para o plano de governo, a participação da sociedade civil organizada e comunidade em geral na elaboração, acompanhamento e fiscalização do plano de governo. Já a terceira trata dos programas e projetos de esporte e lazer realizados nas cidades. Com o objetivo de complementar os dados obtidos a partir das entrevistas, estão sendo realizadas também uma revisão dos documentos disponíveis sobre os projetos e programas dos diferentes municípios. Em termos de fundamentação teórico-metodológica, o projeto conta com o trabalho de diferentes autores: Para a discussão sobre a gestão pública para o esporte e lazer, podemos citar, por exemplo, Bobbio (1990), Spink (1993), Mezzadri (2000) e Linhales (2001). Para a discussão sobre a estrutura organizacional das Secretarias de esporte e lazer, podemos citar Jacob (2000) Cristan (2002). Já para a analise sobre os programas esportivos te de lazer, um bom exemplo é o trabalho de Zaluar (1994).

 
Ir para o topo | Formulação de hábitos de Esporte e Lazer.

Visa aprofundar a discussão teórica sobre as diversas possibilidades de leitura sobre o esporte e lazer na sociedade contemporânea e investigar hábitos de esporte e lazer dos adolescentes paranaenses. O universo do estudo são estudantes freqüentadores do Ensino Médio das Escolas da Rede Pública de Ensino dos municípios acima citados.. Estão sendo selecionadas duas escolas de cada município de acordo com a sua dimensão e localização. As escolas sendo escolhidas são aquelas que, de acordo com os arquivos da Prefeitura Municipal e do Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná, apresentam o maior número de alunos, uma da região central e uma da região periférica de cada cidade. Para a coleta de dados está sendo utilizado um questionário estruturado organizado em 4 grupos temáticos: o primeiro, sobre os dados pessoais; o segundo, acerca de atividades rotineiras e outras que normalmente se distanciam das ordinárias (lazer); o terceiro, a respeito dos locais mais freqüentados; o quarto, refere-se ao desejo dos participantes no que tange às práticas de esporte e lazer, quanto àquilo que realmente praticam e, por fim, sobre quem normalmente promove tais práticas e as principais barreiras para a sua não participação efetiva. Os principais autores que fundamentam a discussão teórica desta pesquisa são Veblen (1974), Adorno (1995) Adorno e Horkheimer (1986) e Featherstone (1995) e Elias (1992). Espera-se que a partir de um maior entendimento sobre as formas com que os jovens ocupam o seu tempo livre e quais as suas expectativas em termos das práticas de esporte e lazer, possa-se gerar subsídios para que os municípios possam de fato ir de encontro à realidade, necessidades e expectativas dos mesmos.

 
Ir para o topo | O Estado do Paraná e seus Espaços e equipamentos de Esporte e Lazer.

Visa dialogando com fontes científicas e aproximando-se dos conceitos propostos pela sociologia, discutir como são planejados e vivenciados os espaços e equipamentos de Esporte e Lazer nas cidades a serem pesquisadas. Situar, numa primeira fase, algumas questões do planejamento urbano das cidades. Compreender quais são as novas maneiras de pensar as cidades na contemporaneidade, verificando quais são os paradigmas que hoje sustentam algumas intervenções urbanísticas. Situar os espaços destinados às experiências do Esporte e lazer destas nas cidades, na tentativa de localizar os modelos adotados. Caracterizar os espaços e equipamentos urbanos destinados ao Esporte e ao lazer verificando o que influência suas criações, quais as suas características, quais as suas atividades, quais as contradições existentes nestes espaços e quais as suas relações com estilos de vida.

 
Ir para o topo | Diagnósticos dos programas e ou projetos de atividades físicas, esportivas e de lazer para idosos.

Visa desenvolver uma investigação de cunho descritivo dos programas e projetos de intervenção municipais públicos ofertados aos idosos, com um enfoque especial nas questões relacionadas à atividade física, esportiva e de lazer. Esta ação tem como principal instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada que tem sido aplicada aos responsáveis pelos programas e/ou projetos para os idosos. Outro instrumento de coleta de dados é a análise de documentos para o aprofundamento e contextualização das informações sobre cada programa e/ou projeto. A revisão destes documentos tem buscado informações sobre os mesmos, por exemplo, a sua história e objetivos, formas de organização, atividades oferecidas, princípios teórico e metodológicos, e dados sobre a sua infra-estrutura. A análise de dados tem procurado elementos para a descrição de cada proposta em si e para a comparação das mesmas em termos de aspectos convergentes e divergentes, com a sustentação de um quadro teórico pautado em conhecimentos da área de envelhecimento, da velhice e das atividades físicas, esportivas e de lazer. Alguns dos autores sendo utilizados para fundamentar o trabalho são Cachioni (1999; 2003), Delbert (2002), Fenalti (2003), Marques Filho (1998), Miranda, Gerez e Velardi (2004).

 
Ir para o topo | Barreiras e facilitadores para a participação do cidadão em programas públicos de atividade física.

Visa investigar as principais barreiras e facilitadores para o envolvimento de indivíduos e grupos de indivíduos em projetos municipais que envolvem atividades esportivas e corporais de uma forma geral. A ação será de cunho exploratório e de natureza qualitativa, e o instrumento de coleta de dados será uma entrevista semi-estruturada que será aplicada aos participantes, coordenadores e professores envolvidos com os projetos. As entrevistas serão desenvolvidas tanto individualmente quanto em grupos focais. Acredita-se que tal estudo gerará um melhor entendimento sobre o que facilita e o que dificulta o envolvimento dos participantes em práticas esportivas e corporais propostas pelos municípios, oferecendo assim subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que possam de fato promover a adesão e permanência de participantes nos projetos desenvolvidos por órgãos governamentais. Acredita-se também que tal pesquisa, dado a sua natureza exploratória, gerará elementos para que outros estudos sejam desenvolvidos e aplicados a populações maiores de participantes, o que poderá contribuir para o desenvolvimento tanto de políticas locais quanto nacionais de promoção da atividade física, sejam elas no âmbito do esporte ou de outras práticas corporais.

 
Ir para o topo | Análise sociológica dos projetos esportivos.

Visa desenvolver uma análise das propostas e das implementações das políticas e projetos voltados ao esporte e lazer nas cidades pesquisadas. A ação está seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa Histórico-descritiva, com o apoio das reflexões teóricas de autores como Bourdieu (1983, 1990), Mills (1975) e Ortiz (2002). As análises têm se baseado fundamentalmente na Teoria dos Campos de Bourdieu (1983, 1990, 1999) e nos conceitos de praxiologia, campo, representação social, habitus, poder simbólico, agentes sociais, disposições, estruturas, capital, oferta, demanda e distinção social.

 
Ir para o topo | Interação público – privado.

Visa destacar a questão da interação entre o público e o privado, nesta perspectiva estaremos verificando como as prefeituras desenvolvem parcerias com a iniciativa privada. Destacaremos também nestas intervenções as ações desenvolvidas pelo SESI no desenvolvimento de práticas esportivas e de lazer nas cidades.

 
Ir para o topoCentro de Memória do Departamento de Educação Física da UFPR / Rede CEDES

O Centro de Memória do Departamento de Educação Física da UFPR (CEMEDEF/UFPR) foi criado em 2004, com o objetivo principal de recuperar, preservar e divulgar o acervo relacionado à Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Posteriormente, no ano de 1978, tal instituição foi incorporada à UFPR, na condição permanente. A inserção institucional ocorreu via o vínculo com o Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS). No presente ano o CEMEDEF/UFPR também firmou uma parceria com o Grupo de Pesquisa Futebol e Sociedade (FutS), associado ao Departamento de História da mesma instituição. A partir do apoio da Rede Cedes, houve uma ampliação dos acervos do Centro de Memória, assim como se acentuou a produção de pesquisas. Neste sentido, a prioridade do projeto consiste em ampliar os subsídios teóricos, suportes metodológicos e ações práticas que balizem tais pesquisas.


Ir para o topo | OBJETIVOS

Objetivos Gerais
- Manter o desenvolvimento do “Observatório de Políticas Públicas do Esporte e Lazer do Estado do Paraná” no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.
- Diagnosticar a atual situação das políticas públicas do Esporte e Lazer nos Municípios.

Objetivos Específicos
- Conhecer as várias maneiras de gestões públicas nas cidades do Estado do Paraná;
- Investigar hábitos de esporte e lazer dos adolescentes paranaenses;
- Analisar os projetos de esporte e lazer em desenvolvimento nas prefeituras citadas, destacando os objetivos, funções e o público alvo a serem alcançados;
- Identificar políticas públicas no âmbito do esporte e do lazer para à 3ª Idade das cidades pesquisadas;
- Levantar as atuais condições de espaços e equipamentos das cidades;
- Verificar as interações entre o público e o privado, ações das indústrias e do SESI.

 

Rede Cedes Paraná - UFPR
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